Sejam bem-vindes ao
Iniciativa que apoia e age em causas pautadas na prosperidade para as pessoas e para o planeta, através da arte e do design regenerativo integrado à biomimética (ou inspiração na natureza) como bússola que orienta cada projeto.
Estatuto
Para que você entenda com quais aspectos nos relacionamos e a seriedade com que tratamos cada um deles, faz-se fundamental a transparência.
Para nós do NOUS Instituto, o estatuto é mais do que os nossos compromissos com o que acreditamos mas um compromisso com um futuro mais inclusivo.
Nosso Estatuto
O Instituto NOUS, de abrangência nacional e internacional, tem como finalidade promover novas reflexões e ações acerca da intersecção de arte, design e natureza com foco no desenvolvimento soluções criativas e inovativas; entendendo como prática a proponencia e parceria em ações um exercício de revisar paradigmas a partir da integração e diálogo entre estes três aspectos.
Para cumprir o seu propósito, a entidade atuará por meio da execução direta de projetos, programas ou plano de ações; da doação de recursos físicos, humanos e financeiros; ou ainda da prestação de serviços intermediários de apoio a outras organizações sem fins lucrativos além de prestar serviços de apoio a outras organizações sem fins lucrativos e a órgãos dos setores público e privado que atuem nas áreas correlacionadas.
Nossas Premissas
Trabalhamos para suprir o gap social da falta de entendimento sobre questões da sociedade conectada com a imagem, trazendo a arte, o design e a natureza como protagonistas. Queremos educar o olhar e a consciência sobre o mundo para que o indivíduo possa entender o seu papel social.
Nossas Premissas
A partir da integração e reconexão com a arte, design e natureza, queremos resolver a ausência de aspectos criativos e inovadores no contexto social urbano e rural, para darmos atenção à dimensão humana ligados aos processos criativos e inovativos que a natureza e a ancestralidade nos propicia.
Queremos educar o olhar e a consciência sobre as coisas do mundo para que o indivíduo possa entender o seu papel social.
Ampliar o entendimento para ampliarmos a ação e a responsabilidade do homem no mundo.
Nossos Temas
Projetos
Atuamos primordialmente como proponentes de projetos capazes de gerar reflexões a partir da seguinte organização: natureza como mentora, design como organizador social e arte como instrumento capaz de quebrar resistências.
natureza como mentora,
design como organizador social e
arte como instrumento capaz de quebrar resistências.
Este projeto nasce da necessidade de reconectar a população brasileira aos desafios de existência que permeiam o Cerrado, bioma ancestral com mais de 45 milhões de anos. Para além da urgência de sua preservação, gerar nas pessoas um sentimento de pertencimento, e até de gratidão, em relação a tudo que este bioma entrega em termos de água e biodiversidade que asseguram a nossa permanência como espécie é necessário. “Me deixe existir” é mais do que um pedido de socorro. É um alerta de que somente em simbiose com a natureza, por mais áspera que ela nos pareça, podemos continuar na terra.
A Feira Papel Cerrado nasce para formar um espaço de exploração e conexão, para juntar quem vive e resiste ou só quer resistir. Um espaço de diálogo entre a arte e a biodiversidade, uma plataforma onde as raízes do cerrado encontram asas na imaginação dos artistas.
Dia 30/09 e 01/10 no @infinubsb
O movimento ONÇA – Ciclos Serra da Bocaina é uma iniciativa do Instituto Biosfera – IBIOS e NOUS Instituto com o intuito de integrar arte, ciência e natureza como elementos de mobilização da sociedade com temas ambientais e reconexão com o mundo natural na região da Serra da Bocaina, um dos mais importantes remanescentes da Mata Atlântica do Brasil.
Não são por arestas, nem por lados. Estamos envoltos e imersos por contextos, história e pessoas. Falamos sempre eu, mas somos muitos. O núcleo Humanizate, fundado em 2014 como uma extensão acadêmica, tem foco na construção de conteúdo de causa expressos através das linguagens da comunicação das diversas áreas sociais que se apliquem nas necessidades humanas e da natureza.